A automação industrial está em constante evolução e vem sendo aprimorada com a ampliação de novas tecnologias. Com o uso de novas máquinas, softwares, sistemas de comunicação e até mesmo robôs a adesão no chão de fábrica vem sendo cada vez mais comum.
As vantagens de aderir a essas tendências são inúmeras e algumas delas estão ligadas ao aumento da produtividade, eficiência e na qualidade do produto final. Com os avanços, os processos estão mais otimizados e impactam diretamente e de forma positiva diversos setores da indústria.
Setores que movimentam bilhões na economia do Brasil como a indústria alimentícia, indústria automobilística e farmacêutica dependem de equipamentos cada vez mais especializados e sofisticados para atender suas demandas.
Com esse artigo vamos explorar três curiosidades da atuação da automação industrial nestes diferentes setores e como eles afetam diretamente nosso dia a dia:
01. Ela está presente na nossa alimentação:
A indústria alimentícia brasileira representa um volume de 10,8% do PIB do país e graças às máquinas presentes na indústria do setor, podemos contar com alimentos frescos e bem embalados todos os dias.
Com a automatização, a produção ficou ainda mais rápida e eficiente, com o controle de qualidade rigoroso evitando desperdícios.
02. Sem ela, não teríamos carros para nos locomover:
No ramo automobilístico são necessárias máquinas grandes e complexas rodando para garantir a linha de montagem dos veículos.
Com auxílio da tecnologia e a automação, o tempo de montagem chegou a ser reduzido 12 horas por carro produzido, oferecendo uma montagem muito mais rápida, precisa e uma produção em massa eficiente.
03. Não teríamos os remédios que nos ajudam a viver melhor:
A Indústria farmacêutica movimentou cerca de R$ 190 bilhões em 2023, contribuindo com o cenário econômico do país e garantindo à população uma alta demanda de medicamentos.
Sem a automação na indústria a precisão na dosagem, a mistura de componentes e embalagem dos medicamentos não seriam as mesmas. Com os maquinários é garantida a escala e o rigoroso controle de produção.
Nossos serviços:
Um equipamento parado causa perda de produtividade, atrasos nas entregas e menos faturamento. Podemos imaginar que uma grande representante do setor alimentício, por exemplo, não pode ficar um dia parado caso uma falha persista.
Segundo estudo global fornecido pela ABB, uma parada não planejada pode gerar um custo de US$ 125.000 por hora, isto é, uma interrupção que dure mais ou menos oito horas custaria cerca de um milhão de dólares perdidos por falta de manutenção.
A Web apresenta soluções de reparos e manutenção a todo setor industrial, especializados em reparar Inversores de Frequência, Soft Starters, CLP e IHM’S de diversas marcas e segmentos do mercado.
Há 30 anos atendendo em todo o Brasil, nosso principal objetivo está ligado em ajudar a indústria continuar em movimento. Aqui você encontra plantão 24h e atendimento personalizado, pensando justamente na execução do melhor serviço para os nossos clientes.