Os Inversores de Frequência e Soft Starters são equipamentos extremamente importantes para o funcionamento da indústria, ambos apresentam a função de controlar a velocidade dos motores e possibilitam uma melhor automação na produção.
O Inversor de frequência tem a função de controlar e variar a velocidade dos motores, ou seja, com o dispositivo o motor passa a ter uma velocidade controlada, girando mais rápido ou mais devagar, conforme a necessidade e demanda de uma empresa.
Já a Soft Starter, também conhecida como “Partida Suave”, tem como função principal proporcionar a partida suave dos motores. Ela será usada para limitar o uso de energia ao ligar os equipamentos, resultando em um início de operação gradual.
Por desempenharem funções parecidas os equipamentos podem ser confundidos, desse modo, este informativo irá esclarecer quais são as principais funções de cada equipamento e qual será a melhor opção para seu negócio.
Principais diferenças:
Inversor de Frequência:
- O Inversor de Frequência permite o controle da velocidade inicial e final do motor, contribuindo para a vida útil do equipamento;
- Os Inversores também auxiliam na redução do consumo de energia elétrica das máquinas;
- Consegue ajustar a velocidade de rotação de um motor de acordo com a variação da quantidade do fluxo que o alimenta, sendo um grande aliado para a automação de processos;
- Recomendado para Indústria de Papel e Celulose e Automação Industrial no geral.
Soft Starter:
- É usada para limitar o uso de energia apenas ao ligar os equipamentos, resultando em uma operação mais segura e gradual;
- Seu objetivo é fazer a partida suave dos motores até atingir a velocidade normal de operação;
- Caso precise controlar a velocidade total da máquina, uma Soft Starter não será capaz de realizar tal função ela atua apenas ao iniciar;
- Evita danos causados por sobrecargas ou picos de corrente;
- Recomendado para Indústria Alimentícia, Sistemas de Bombeamento e Equipamentos de porte médio.
Qual usar?
Depende da necessidade da sua empresa e dos seus equipamentos:
Conseguimos entender que ambos equipamentos têm a função de controlar a velocidade de um motor com suas diferentes tecnologias, no entanto, será necessário uma avaliação interna para a decisão de qual implementação será adequada a seus serviços.
A soft starter será ideal para equipamentos que demandam apenas a partida e requerem uma proteção maior contra sobrecargas, já os inversores serão programados para controlar toda a operação e ajudar na economia de energia.
Ambos os dispositivos oferecem inúmeros benefícios a toda indústria, podendo contribuir com o desempenho da companhia, faturamento e segurança em todas etapas de produção. Neste sentido, compreender as necessidades da sua empresa e trabalhar com equipamentos adequados será fundamental.
Nossos serviços:
Seja para o Inversor de Frequência ou Soft Starter, na Web garantimos a eficiência no reparo de ambos equipamentos.
Trabalhando para atender a necessidade de toda indústria, nosso atendimento é especializado com uma equipe técnica qualificada para atender as necessidades do cliente.
Você encontra plantão 24h, atendimento personalizado e 6 meses de garantia pensando justamente na execução do melhor serviço.